ADJ Diabetes Brasil promove 39ª Edição do Curso de Qualificação em Educação em Diabetes para profissionais de Saúde em formato online

 

Com o intuito de estimular os profissionais de saúde a desenvolverem posturas e ações educativas em diabetes no trato com os pacientes e cuidadores em geral, a ADJ Diabetes Brasil, com a parceria da Sociedade Brasileira de Diabetes e com o apoio da Federação Internacional de Diabetes - da região Central da América e Caribe, realiza a 39ª edição do Curso Educando Educadores, nos dias 23, 24 e 30 de setembro e 1 de outubro, em formato online.

O Curso faz parte do Projeto Educando Educadores e já qualificou mais de 2.500 profissionais, que resultaram em projetos e serviços em suas respectivas regiões, envolvendo outros profissionais e pacientes. Cada projeto mudou o panorama do tratamento e autocuidado do diabetes no Brasil. Ele já foi premiado pela Associação Latino Americana de Diabetes (ALAD), como Programa de Referência de Educação em Diabetes.

Podem participar e se qualificar profissionais de saúde com nível superior entre eles, enfermeiros, nutricionistas, médicos, farmacêuticos, psicólogos, educadores físicos e profissionais de outras áreas da saúde, de diferentes setores de atenção ao diabetes, das áreas: pública, privada, ONGs e educacionais.

“Esta iniciativa é essencial, pois já sabemos que 77% dos 16 milhões de brasileiros com diabetes não aderem ao tratamento*. Assim, para reverter este panorama, um dos principais caminhos é qualificar os profissionais de saúde para desenvolverem estratégias de autocuidado junto à pessoa com diabetes”, relata Graça Camara, psicóloga e coordenadora do Projeto Educando Educadores.

“Este ano, a ADJ precisou inovar e migrou o curso presencial para o formato online, dando continuidade à missão de preparar profissionais de saúde para educar as pessoas com diabetes. Para melhor aprendizado, ele se dividiu em dois dias seguidos, com uma pausa de três dias para realização de uma mentoria, a fim de que os participantes estejam mais embasados para apresentação do projeto final”, complementa Graça.

As atividades durante o curso serão bastante dinâmicas, utilizando diversas ferramentas digitais para as discussões de casos troca de experiências, além dos debates para o crescimento e conscientização de todos com relação aos direitos e acesso ao tratamento e às políticas públicas voltadas ao diabetes e hipertensão.

 

Ainda este ano, a 40ª Edição ocorrerá em formato online, nos dias 21,22, 28 e 29 de outubro e contará com os seguintes patrocinadores: Boehringer, Sanofi, BD, Biomm, Medtronic,, Novo Nordisk.

As vagas são limitadas!!!!

Para saber mais informações e fazer sua inscrição, acesse: os sites da ADJ e/ou SBD preencha a ficha de pré-inscrição e encaminhe para educandoeducadores@adj.org.br

Fonte: *Estudo clínico controlado e randomizado realizado na Clínica Ambulatorial de Diabetes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo avaliou a adesão dos indivíduos com diabetes tipo 2 ao tratamento, mostrando que 77,2% não eram aderentes. Faria HTG et al. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2014;2:257-263.


Obrigado por comentar! :)