14 de novembro: ADJ Diabetes Brasil promove evento online nacional de educação no mês do diabetes

 


Estudos mostram que 73% das pessoas com diabetes tipo 2 não aderem ao tratamento*, o que leva a uma série de complicações. Entre elas, a incidência de insuficiência cardíaca, que é de 2 a 5 vezes maior em pessoas com a condição, quando se compara com a população em geral** , além de amputações, retinopatia diabética que leva à cegueira, nefropatia (doença que afeta os rins)...

 

Para alertar as pessoas com diabetes e seus familiares a se cuidarem, a ADJ Diabetes Brasil fará, no dia 14, às 9h50, o Conexão Diabetes, evento online que trará educação em diabetes. Esta iniciativa é gratuita e as pessoas podem obter mais informações no www.adj.org.br e nas redes sociais da ADJ Diabetes Brasil.

 

Nele, haverá palestras educativas e interativas sobre alimentação para crianças, monitoramento de glicemia, retinopatia diabética, catarata, como aplicar insulina, a importância da vacinação, tecnologias a favor do tratamento, a iniciativa Quem Vê Diabetes Vê Coração, como contar os carboidratos, curso de uma receita saudável, direitos e deveres da pessoa com diabetes e como cada cidadão pode realizar sua participação social. Todas as aulas serão realizadas por especialistas de renome, para ajudar na adesão ao tratamento.

 

Para a realização desta ação, a ADJ Diabetes Brasil conta com o patrocínio das empresas: Astrazeneca, Novo Nordisk, Allergan, Bayer, Roche, BD.

 

Mais informações podem ser acessadas no www.adj.org.br

 

 

*1. Mendes AVB. Acta Diabetl. 2010; 47(2):137-145; 2. CDC. Available at: http://www.cdc.gov/diabetes/statistics/comp/fig7_overweight.htm. Last accessed September 2015; 3. CDC. National Diabetes Statistics Report, 2014. Available at: http://www.cdc.gov/diabetes/data/statistics/2014StatisticsReport.html. Last accessed September 2015; 4. Gregg EW, et al. N Engl J Med 2014;370:1514–23.

**Nichols et al. Diabetes Care.2004;1879-1884

 

 

Sobre o Dia Mundial:

 

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

 

O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um circulo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.

 

 

 

Sobre a ADJ Diabetes Brasil

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade.

Atende gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar.

 

Obrigado por comentar! :)