ADJ Diabetes Brasil promove capacitação online de associações de diabetes no VI Encontro ADJ Advocacy

 

Com o intuito de fortalecer e profissionalizar as associações de diabetes, empoderá-las para que desempenhem um papel ativo na gestão da saúde, participar da criação ou da atualização de protocolos para melhorar o acesso ao tratamento do diabetes no país, a ADJ Diabetes Brasil realiza o VI Encontro ADJ Advocacy. Esta iniciativa acontecerá entre os dias 21 e 22 de agosto, por meio de uma plataforma online. Este encontro é fechado para os representantes de 32 associações de diabetes participantes, filiadas à instituição organizadora do evento.

Devido à pandemia, este ano o projeto será online. A ação tem como objetivos: unir as vozes de todas as associações para que possam coordenar as iniciativas em conjunto, incentivar a troca de experiências e ações nos municípios e estados, mobilizá-los para realização de campanhas, tornar os participantes polos difusores de informações, orientá-los em abordar as autoridades locais a fim de implementar projetos de lei para facilitar o acesso ao tratamento adequado e estimular a divulgação das ações na mídia.  

Os representantes das associações convidadas participam primeiramente de um encontro online de dois dias, e em seguida, terão encontros virtuais mensais para que os mesmos continuem a receber o conhecimento e sejam motivados a realizarem iniciativas tanto locais como nacionais.

Entre os temas que serão abordados no encontro, estão: panorama do acesso às insulinas no Brasil, retinopatia diabética/edema macular diabético e os caminhos do acesso público, o poder do terceiro setor e as instituições de apoio às pessoas, o controle ideal do diabetes infantil, prevenção de diabetes Tipo 2, benefícios das cirurgias bariátrica e metabólica, entre outros.

No final do encontro, haverá uma premiação das melhores ideias de projetos de diabetes, que poderão ser implementadas nos municípios e que poderão gerar impacto local para a melhoria no tratamento do diabetes.

Dessa forma, com a união de lideranças de associações do país, o tema diabetes ganhará mais visibilidade no panorama nacional, como também boas práticas serão implantadas para melhorar a universalidade, a equidade e a integralidade do tratamento da pessoa com diabetes no Brasil.

 

Este programa conta com o apoio das empresas Allergan, Astrazeneca, Bayer, Biomm, Boehringer Ingelheim, Johnson & Johnson, Lilly, Medtronic, Merck Group, Novartis, Novo Nordisk, Roche e Sanofi.

 

 

Sobre a ADJ Diabetes Brasil

Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade.

Atende gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar.

Obrigado por comentar! :)