Com cerca de 16
milhões de pessoas com diabetes, 106.600 mortes por ano, segundo dados da
Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quarto país em número de pessoas com
a condição no mundo. De acordo com dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e
Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), publicada
este ano, entre 2006 e 2016, o número de
brasileiros com diabetes aumentou 61,8%.
Para sensibilizar o
maior número de pessoas sobre a gravidade da epidemia, a ADJ Diabetes Brasil é
uma das organizações promotoras da Sessão Solene, no dia 1º de novembro, na
Câmara dos Deputados, às 9h, para oficializar a inclusão do dia 14 de novembro
no calendário do Ministério da Saúde e chamar atenção da sociedade sobre a
gravidade da condição e de suas complicações.
Além disso, a ADJ
Diabetes Brasil fará campanhas de prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce
do diabetes tipo 2. No dia 9 de novembro, das 9h às 17h, a ação ocorrerá E Business Park, localizado na Rua Werner Siemens 111, na Lapa para
os condôminos. Esta iniciativa conta com apoio do
Instituto Mauricio de Sousa. No dia 13 de novembro, o mesmo evento acontecerá no
Espaço do Coreto, no Parque da Água
Branca, localizado na Rua Francisco Matarazzo nº 455,
Se as pessoas
apresentarem resultados alterados da glicemia, acima
de 99mg/dL (jejum) e de 140mg/dL (2 horas após refeição ou aleatório) serão
encaminhadas para o balcão de orientação no próprio evento e recebem
informações básicas sobre o diabetes e orientadas a procurar um serviço de
saúde.
As ações este ano estão alinhadas
com a temática da Federação Internacional de Diabetes: Família e Diabetes.
Nele, o tema ressalta que o diagnóstico do
diabetes costuma se apresentar de forma bastante impactante na vida da pessoa
com diabetes e de toda família. É justamente nesta fase que se abrem ótimas
possibilidades para a família repensar seu estilo de viver, rumo à busca de uma
vida mais saudável para todos.
A família desempenha um papel fundamental no processo de aceitação do diabetes e este não deve ser motivo de desestruturação familiar, pelo contrário, pode ser decisivo na escolha de uma vida mais saudável para todos. Mas é preciso achar o ponto de equilíbrio entre amor e limites, e assim colaborar para o desenvolvimento do senso de responsabilidade frente ao tratamento, facilitando o processo de independência inerente a todo ser humano.
As ações terão envolvimento da equipe de colaboradores da ADJ. O intuito é promover aumento da consciência do diabetes, para que as pessoas se atentem à causa e possam prevenir a condição como também possíveis complicações de quem ainda não foi diagnosticado, ou se a condição já é pré-existente, alertar sobre os riscos de um mau controle do diabetes.
Para a realização destas ações, a ADJ
Diabetes Brasil contam com o apoio da Astrazeneca, Boehringer, Novo Nordisk,
Novartis, Merck, Lilly, Roche, Servier, Instituto Mauricio de Souza, Parque
Água Branca e E Business Park.
Sobre o Dia Mundial:
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF)
em parceria com a Organização
Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes
no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa
mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do
cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi
responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais
tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela
aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.
O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um
circulo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para
facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à
campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de
monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é
a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre
os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da
campanha.
Sobre a ADJ Diabetes
Brasil
Fundada em 10 de
março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins
lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu
objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares,
profissionais de saúde e comunidade.
Atende gratuitamente
as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe
socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe
multidisciplinar.
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