Últimas Informações sobre a Incorporação das Insulinas Análogas de Ação Rápida

Após a conversa com o Ministro da Saúde no dia 10 de agosto, alguns avanços aconteceram com relação à realização do protocolo das insulinas análogas de ação rápida.
Para termos uma resposta oficial, pedimos que o Ministério da Saúde respondesse! A consulta pública está prestes a abrir para que a sociedade possa se manifestar! As perguntas foram realizadas no dia 4 de agosto. Confira as respostas abaixo:
1) A minuta do Protocolo em referência será discutida na reunião dos dias 30 e 31 de agosto, para posterior colocação do texto em consulta pública?

A apreciação inicial do PCDT (protocolo) para diabetes tipo 1 está prevista para a reunião da conitec do dia 30 e 31 de agosto. Sugerimos confirmar com a pauta dessa reunião que será disponibilizada no sítio eletrônico da conitec http://conitec.gov.br>, no dia 28 de agosto de 2017.

2) A recomendação final sobre o PCDT será tomada na reunião da conitec dos dias 30 e 31 de agosto?

Caso seja pautada, será a avaliação inicial do texto do PDCT de diabetes tipo 1 pela plenária da Conitec. Após análise do plenário, o texto será encaminhado para consulta pública e posteriormente pautado na Conitec para recomendação final sobre o protocolo.

3) O processo de compra dos produtos já foi iniciado?
Não.

4) Se ainda não foi feita a compra, o Ministério mantém o compromisso de ofertar o produto no prazo legal, ou seja, até 22 de agosto de 2017?
Não, pois este prazo (22/8/17) já está expirado.

5) Se houver atraso, qual a data prevista para a disponibilização das insulinas análogas de ação rápida no SUS?

Não há como prever a data da disponibilização, pois o PCDT de diabetes tipo 1 ainda não foi pautado na Conitec. Após a avaliação inicial do texto do PCDT de diabetes tipo 1 pela plenária da Conitec e análise do plenário, o texto será encaminhado para consulta pública e
posteriormente pautado na Conitec para recomendação final sobre o protocolo.

6) Em casos de outras incorporações de tecnologias, este é o primeiro caso de atraso na realização do protocolo?
Não.

7) Se a resposta for negativa, quantas vezes já houve atraso na disponibilização das tecnologias incorporadas para disponibilização no sus?
A informação pode ser verificada no sítio eletrônico da conitec http://conitec.gov.br> identificando as datas de publicação das portarias de incorporação de tecnologias e respectivos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.

8) Enumerar as tecnologias que tiveram atraso.
A informação pode ser verificada no site da conitec http://conitec.gov.br> identificando as datas de publicação das referidas portarias de incorporação de tecnologias e respectivos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas.

Atenciosamente.

CAMT/DGITS/SCTIE/MS
Obrigado por comentar! :)