ADJ Diabetes Brasil promove campanha de prevenção do diabetes na Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM e no Shopping West Plaza


Já são cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes, 106.600 mortes por ano no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 46,3% das pessoas que apresentam a condição não sabem que tem. Para sensibilizar o maior número de pessoas a realizarem o teste de glicemia e a prevenirem as complicações, a ADJ Diabetes Brasil promoverá uma campanha de prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce do diabetes tipo 2, na Estação Palmeiras-Barra Funda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), no dia 11 de novembro e também no Shopping West Plaza, entre os dias 4 e 10 de novembro.

Após a realização do teste de glicemia, que será realizado entre 8h30 e 16h, as pessoas com resultados de glicemias, que apresentarem valores alterados acima de 99mg/dL (jejum) e de 140mg/dL (2 horas após refeição ou aleatório) são encaminhadas para o balcão de orientação no próprio evento e recebem informações básicas sobre o diabetes e orientadas a procurar um serviço de saúde. Será oferecido o apoio educacional gratuito da ADJ a todos os que necessitarem.
Quem passar pelo West Plaza, no dia 9, haverá ainda exames de fundo de olho e retinografia gratuitos, pela empresa Retina Clinic, em razão do foco da campanha da ADJ Diabetes neste ano sobre a saúde dos olhos.
As ações terão envolvimento da equipe de colaboradores da ADJ e de voluntários. O intuito é promover aumento da consciência do diabetes, para que as pessoas se atentem à causa e possam prevenir a condição como também possíveis complicações de quem ainda não foi diagnosticado, ou se a condição já é pré-existente, alertar sobre os riscos de um mau controle do diabetes.

Para a realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio da Federação Internacional do Diabetes das Regiões das Américas Central e do Sul, e do patrocínio de Abbott, Ascencia, Astra Zeneca, BD, Bayer, Johnson, Libbs, Lilly, Medlevenshon, Merk, Novartis, Sanofi e Servier.

Mais informações podem ser acessadas no www.adj.org.br

Sobre o Dia Mundial:

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.


O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um circulo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.
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