O diabetes participou de Consulta Pública da ANS este ano



Representante da União das Associações de Diabetes do Estado do Rio de Janeiro (UADERJ) no Programa I Encontro de Jovens e Adultos com Diabetes, Renata Nacif, com 40 anos, 23 deles com diabetes, é publicitária e atualmente trabalha na Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Unindo seu trabalho com o desejo por melhores condições de tratamento para quem convive com o diabetes, Renata teve a ideia de fomentar a participação da causa na consulta pública promovida pela ANS para revisão dos procedimentos cobertos pelos planos de saúde. “A iniciativa veio do fato de eu estar familiarizada com esse mecanismo de participação da sociedade na instituição, que realiza a cada dois anos uma consulta pública para rever a lista de procedimentos com cobertura obrigatória pelos planos. No primeiro encontro presencial do projeto, percebi que as lideranças em diabetes falavam muito em consultas públicas no sistema público de saúde e que não enxergavam uma oportunidade junto aos planos de saúde. Pensei que um bom atendimento às pessoas com a condição pelos planos de saúde beneficia a todos, já que permite preservar recursos, que podem ser alocados para atender outras necessidades de saúde ou a saúde das pessoas com diabetes, que não têm acesso aos planos”.

O resultado da consulta pública nº59 foi publicado, no site da ANS: Clique Aqui

Apesar de a contribuição não ter sido acolhida, a Dra. Karla Melo, coordenadora do Departamento de Saúde Pública da Sociedade Brasileira de Diabetes(SBD), que se envolveu também com a iniciativa, ressaltou alguns pontos: “embora não tenha sido acolhida, nossa contribuição foi validada pela ANS como uma das contribuições mais solicitadas, apesar do pouco tempo para elaboração e divulgação do documento submetido. Foi essencial também aproveitarmos para nos manifestar a respeito da possibilidade de possuirmos uma cadeira na mesa da ANS, um dos nossos objetivos primordiais na Consulta Pública da instituição”.

“Acho que é tempo de amadurecer esta relação (ANS e SBD) que terá como pauta a assistência às pessoas com diabetes pelas operadoras de saúde e a adequação das nossas solicitações”, finaliza Dra. Karla.

1 comentários :

Clique aqui para comentários
4 de dezembro de 2015 19:11 ×

olá , boa noite! sou diabética a mas de 20 anos, gosto de compartilhar com grupos, sou do tipo 02, bom entrar e falar com voces, mande novidades, um abraço.

Selamat MARIA DAS NEVES DE LIMA dapat PERTAMAX...! Silahkan antri di pom terdekat heheheh...
Responder
avatar
admin
Obrigado por comentar! :)