Despertar de uma nova consciência: Projeto desenvolvido em Atibaia




Após o I Encontro Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes ocorrido em abril, cada uma das 28 lideranças foi orientada para realização dos projetos, sejam eles de cunho educacional ou de cunho de advocacy (advogar por uma causa).

Por isso, a partir de hoje, vou começar a publicar os projetos desenvolvidos. O primeiro deles é o projeto: Manter controle glicêmico adequado com pacientes com diabetes no Hospital Albert Sabin. A iniciativa foi desenvolvida pelo Gaspar Luiz Calia Sampaio, representante da Associação de Diabetes de Atibaia e proprietário da Drogaria Nippon.


A ideia da iniciativa foi realizar uma parceria com o Hospital Albert Sabin, com a finalidade de atender, orientar e prestar informações aos pacientes, que são atendidos no hospital, com o objetivo de proporcionar um controle glicêmico adequado, através de palestras e acompanhamento durante quatro semanas, até atingirem os objetivos traçados.


O projeto começou com o evento no dia 15 de agosto dentro do Hospital e reuniu 71 pessoas com diabetes. Foram feitas palestras para promover o despertar de uma nova consciência no monitoramento glicêmico adequado, que está sendo realizado em quatro semanas, com acompanhamento semanal da equipe multidisciplinar do hospital, médicos e nutricionistas.


Segundo Gaspar, “na minha palestra, foi trabalhado o despertar de uma nova consciência para o tratamento no controle do diabetes, enfatizando aspectos motivacionais para mudar o estilo de vida, tais como: vida saudável, como utilizar o poder do pensamento para mudanças internas, demonstrando que educar não é somente informar, dar o conhecimento, e sim promover a mudança de comportamento e do pensamento para melhor qualidade de vida, como também ter a mente produtiva, ou seja, mentalidade de campeão para estimular o entendimento das metas glicêmicas, objetivos de vida, disciplina e responsabilidade nos resultados”.


As palestras seguintes abordaram mitos e verdades, o que pode e o que não pode, ou seja, a importância do conhecimento para atingir o controle glicêmico e questões sobre o uso adequado da insulina e dados estatísticos sobre a doença. Foram feitos testes de glicemia também.
De acordo com o Gaspar, para dar continuidade ao projeto, a partir de agora é necessário “estabelecer conexão com os médicos do hospital para acompanhar os pacientes, trabalhando no monitoramento do controle glicêmico, além disso, será implantado um software para que possamos atender esse objetivo e ter uma parceria com a nutricionista para reeducação alimentar”.
A partir de agora, Gaspar vai utilizar o espaço que possui na drogaria para dar o início na conscientização do paciente em diabetes para controlar sua glicemia durante 4 semanas. Diante desse controle, a ideia é levar ao médico os resultados e assim ter avaliação mais precisa quanto ao seu tratamento.


Gaspar tem realizado diversas palestras com o tema: Diabetes Saudável: Seja Campeão. Ele tem levado conhecimento em algumas empresas e instituições, pois acredita que é um trabalho de formiguinha, pois traz o tema de maneira descontraída, com postura motivacional, alertando sobre a importância do autocuidado e o despertar de uma nova consciência para que todos, de uma maneira geral, público com diabetes ou não, assumam a responsabilidade de mudança de estilo de vida, e que todos sejam agentes multiplicadores da informação no que tange aos cuidados com diabetes.
Na segunda quinzena de novembro estão programadas outras palestras para novas turmas das empresas.


No final do evento realizado no Hospital, Gaspar deixou uma mensagem “de esperança, de que as pessoas nunca desistam dos seus sonhos, pois o diabetes não é sentença e nem punição. Trata-se de uma oportunidade de repaginar sua história e mudar sua vida para melhor”.


Obrigado por comentar! :)